Ponto de Cultura Viva o Clube!

Viva o Clube! em Salto

O Ponto de Cultura Viva o Clube! esteve presente em mais um encontro de formação realizado pela Secreataria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e Comissão Paulista de Pontos de Cultura. Desta vez o encontro foi realizado na cidade de Salto (SP) durante os dias 11 e 12 de maio, sendo um momento muito oportuno não só para este Projeto no Clube Recreativo Bernardes Jr., como também para toda a cidade de São Miguel Arcanjo.
Pois na pauta de discussão do primeiro dia foi apresentado o Sistema Nacional de Cultura, uma nova política que está sendo articulada de forma nacional e que vai ser um grande marco para a cultura brasileira. O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um dos projetos mais importantes do Ministério da Cultura (MinC) e seu avanço é também o avanço da cultura nacional. Para se fazer um paralelo e melhor entender, o SNC vai ser o SUS da Cultura, haverá políticas de estado para os setores deste meio, fazendo com que certas ações a serem adotadas não se modifiquem de um governo para o outro. "O momento é muito oportuno para que a cidade de São Miguel Arcanjo faça sua adesão ao Sistema, pois dentro em breve estarão saindo diversos editais para as cidades cadastradas.", diz Rafael Francis, Gestor do Ponto de Cultura.
A criação dos sistemas municipais, através da elaboração e aprovação de uma lei específica, é uma importante parte da consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A criação dessa legislação municipal, instituindo o seu sistema local, faz com que o município se disponha dentro dos princípios do SNC, adaptando-o à realidade local. Esse passo faz com que o país caminhe na direção da efetiva construção de um sistema nacional, pois os Sistemas Municipais de Cultura fomentam a discussão local da política cultural, sendo a base de construção de uma política nacional de cultura.  
Durante o primeiro dia a discussão ocorreu em torno deste assunto, sendo um momento muio importante para a troca de saberes entre o Viva o Clube! com o pessoal da Regional do Ministério da Cultura. A tarde, houve uma mesa redonda para discutir a questão da prestação de contas do Projeto.
No dia 12, tivemos a oportunidade de acompanhar e participar de uma nova idéia de vanguarda que aos poucos vem surgindo para o setor cultural: a Economia Criativa.
A Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos visando a geração de trabalho e renda.
Diferentemente da economia tradicional, de manufatura, agricultura e comércio, a economia criativa, essencialmente, foca no potencial individual, na imaginação e na capacidade intelectual para o desenvolvimento de algo que gere renda. Grande parte dessas atividades vem do setor de cultura, moda, design, música e artesanato. Outra parte é oriunda do setor de tecnologia e inovação, como o desenvolvimento de softwares, jogos eletrônicos e aparelhos de celular.
O Ponto de Cultura Viva o Clube! não está alheio a este processo e já vem se organizando para criar bases mais sustentáveis para as ações culturais do Clube Bernardes Jr. e da Troupe de Contadores de (Hi)Estórias.
Por fim, a conclusão que os produtores culturais envolvidos com as ações do Viva o Clube! tem a única certeza, "é que quem ganha com tudo isso são os habitanes de São Miguel Arcanjo que reclamam que aqui ainda não há muito a se fazer. Mas isto está mudando."

0 comentários:

Postar um comentário