Ponto de Cultura Viva o Clube!

Encontro de Pontos de Cultura de SP

Durante dois dias dois representantes do Ponto de Cultura Viva o Clube! Estiveram na cidade de São Paulo para se encontrar com mais 300 projetos que fazem parte desta mesma política cultural: a ação Ponto de Cultura. Projeto este que também acontece na cidade de São Miguel Arcanjo no Clube Recreativo Bernardes Jr.
Lá estiveram presente diversas associações culturais que tocam seus projetos de ponto de cultura em todas as regiões paulistas.
A programação do evento contou com palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e apresentações culturais. Além disso, tornou-se possível o intercâmbio cultural dos 301 pontos de cultura que fazem parte da uma grande rede de troca de saberes.
Gostaríamos de destacar aqui a palestra sobre Economia Criativa ministrada por Lala Deheinzelin, que falou sobre este importante conceito que vem sendo implantado no Brasil de maneira pioneira. E os pontos de cultura estão desenvolvendo este ideal para que seus trabalhos gerem sustentabilidade para seus projetos.
Além disso, tivemos a grande oportunidade de ouvir as palavras de Célio Turino, um dos idealizadores dos pontos de cultura na época em que trabalhou no Ministério da Cultura. Hoje Célio ministra palestras e presta assessoria para governos também implantarem esta política cultural.
A troca de saberes é uma das coisas mais importantes que acontecem entre os pontos de cultura e isso ficou evidente quando os projetos que pertencem a região de Sorocaba se reuniram e criaram meios de comunicação para saber o que cada um esta fazendo e como entrar em contato para que possam fazer coisas juntos.
Seguindo este mesmo ideal de fazer junto, um grupo se reuniu desde o meio do ano e começou a pensar e executar um Catálogo com 301 pontos de cultura. O material foi criado coletivamente e foi distribuído no final do encontro. Logo mais ele estará disponível em versão virtual.
Ao final de tudo isso, saímos do encontro com a sensação de dever cumprido e do quão importante é estar participando deste importante processo de transformação cultural que vem acontecendo no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário